USP
O vestibular da FUVEST é a porta de entrada para os cursos da Universidade de São Paulo. Esse vestibular é dividido em duas fases: a primeira, de questões de múltipla escolha, e a segunda, de questões dissertativas e uma redação. Para ser aprovado para a segunda fase, é necessário um número mínimo de acertos na primeira, o que varia muito dependendo do curso de interesse, e pode variar, também, de um ano para o outro.
Além dos conteúdos regulares do Ensino Médio, a FUVEST cobra conhecimentos sobre uma lista de livros.
Primeira fase
Essa etapa do vestibular é realizada em apenas um dia, tendo duração de 5 horas. Ela é composta por 90 questões objetivas, englobando Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química, bem como algumas questões interdisciplinares. A distribuição das matérias na prova não é regular, mas percebe-se que tradicionalmente a parte de Português e Literatura é composta por um maior número de questões.
As notas de corte variam de ano a ano. No entanto, é possível ter uma ideia do quanto você precisa tirar baseado nas notas de corte dos anos anteriores, informação disponível no site da FUVEST.
Segunda fase
Essa etapa do vestibular é dividida em dois dias.
No primeiro dia, com duração de 4 horas, a prova é composta por 10 questões dissertativas de Português, que incluem conteúdos de gramática, interpretação de texto, Literatura e conhecimento sobre os livros escolhidos pelo Edital. Além disso, é necessário que o candidato escreva uma redação.
No segundo dia, com duração também de 4 horas, a prova é composta por 12 questões dissertativas específicas, e as matérias cobradas dependem do curso escolhido, portanto é necessário checar no site da FUVEST quais serão as suas matérias (a quantidade de questões pode variar).
Durante a prova, é sempre importante estar atento ao tempo. Apesar de a prova ser longa, o tempo pode não ser o suficiente. Assim, uma dica muito importante é: não perca muito tempo em uma questão que você está com dificuldade de resolver, por que isso pode atrasar muito o resto da prova.
Além disso, pense na ordem em que você quer resolver as matérias, pois isso pode facilitar muito a resolução, mas varia de pessoa pra pessoa. Por exemplo, eu recomendo deixar a matéria de maior dificuldade para o final, pois geralmente é a que leva mais tempo, mas tem gente que prefere fazer no início para acabar logo com ela.
Por último, a parte de matemática da FUVEST costuma ser muito trabalhosa e difícil, então, se você for uma pessoa que não tem tanta facilidade com essa matéria, vale a pena deixá-la por último, para não arriscar deixar de fazer uma outra matéria mais fácil e que renderia mais acertos por conta da falta de tempo.