Med - ABC

      O vestibular da Faculdade de Medicina do ABC é realizado pela fundação VUNESP e é realizado em apenas um dia com duração de 5 horas e nota máxima total de 100 pontos, sendo dividida em Prova de conhecimentos gerais, 80 questões de múltipla escolha, (cinco alternativas, das quais apenas uma estava correta), sendo 1 ponto por questão, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura (20), Língua Inglesa (08), História (06), Geografia (06), Biologia (10), Física (10), Química (10) e Matemática (10); e Prova de Redação, que vale 20 pontos.

       As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, através do Portal da Fundação VUNESP mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento de taxa de R$250,00. Candidatos com deficiência ou com mobilidade reduzida, que necessitarem de atendimento específico deverão, além de se inscrever pela internet e declarar a sua necessidade na ficha de inscrição, disponibilizar à Fundação VUNESP.

      A redação do ABC segue o mesmo modelo de todas as redações da VUNESP, ou seja, ela pede um texto dissertativo argumentativo sobre a questão ou frase tema que for proposta, segundo o edital uma “dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa”, então deve-se evitar o uso de pronomes na primeira (do singular apenas) ou segunda pessoa. A prova fornece uma coletânea de textos, geralmente de dois a quatro dependendo do tamanho de cada um, que podem ser verbais ou não-verbais (imagens, charges, gráficos) e que ajudam muito na elaboração da redação. Não é obrigatório citá-los, mas fazer alguma referência a eles pode te ajudar a não fugir do tema e do recorte proposto, um erro que muitas pessoas cometem e que pode ser facilmente evitado dessa maneira, entretanto seu texto não pode estar composto majoritariamente por cópia da coletânea, pois isso pode anular sua redação.

 

      Os temas não seguem um padrão e podem ser tanto sobre algo atual e recorrente quanto uma discussão antiga ou totalmente nova, sendo que ele não é necessariamente um assunto polêmico ou bilateral (o que acarreta na escolha de um dos lados para defender). Independentemente do tema, as coletâneas vão dar o suporte e informações necessárias para elaborar uma boa redação, então não é preciso ir para a prova com “ideias prontas,” por mais que seja interessante colocar alguma ideia ou conhecimento prévio que você tenha para valorizar seu texto. Há três critérios para a correção da redação: tema (adequação do candidato ao tema proposto), estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e expressão (coesão e modalidade da norma-padrão da língua portuguesa).

      Como essa prova é em apenas um dia, é importante estar concentrado. Para isso, você deve dormir cedo no dia anterior. É importante observar que a prova de Português, no total, equivale a 40% da nota, somando os testes e a redação. Essa matéria também possui grande peso na FUVEST e no ENEM, então, deve ser uma das prioridades de estudo ao longo do ano. A organização do tempo é um fator importante e deve ser levado em consideração que não há relógio na sala e não pode usar o de pulso, os fiscais indicam na lousa o horário a cada 30 minutos.

 

      Recomendo que separe perto de 1 hora e 15 minutos para a redação, leia a coletânea quando iniciar a prova, faça algumas questões e volte para a redação (não deixe para o final, pode sobrar pouco tempo). Assim, você terá, em média, 2,8 minutos para responder cada questão (não precisa cronometrar, mas é bom ter uma noção). Essa média não é para deixá-los mais nervosos, e sim, apenas um direcionamento de organização de tempo, o principal é fazer as questões que você sabe primeiro e deixar as que tiver dificuldade para o final e estar o mais concentrado possível. Boa sorte!

      Para entrar na Faculdade de Medicina do ABC, existe a opção de bolsa integral pelo Prouni, em 2020, disponibilizaram 3 vagas para cotas e 6 para ampla concorrência.

fachada da faculdade de medicina ABC de SP
ícone de mão escrevendo redação

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS

INSCRIÇÃO

ícone de dicas

BOLSAS DE ESTUDO