PUC

jardim central da pontificia universidade católica de SP
setas


      O vestibular da PUC-SP é composto por 81 questões, 9 para cada matéria (Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Literatura, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) e uma redação.  Cada questão vale 100 pontos e a duração da prova é de 5 horas.

 
Pesos por disciplina

      As graduações da PUC estão divididas em três grupos, que atribuem pesos distintos para cada disciplina. Seguem os pesos:

Humanidades (aqui entram Direito, Psicologia, Jornalismo, etc) 

Matemática: 0,5

Física: 0,5

Química: 0,5

Biologia: 0,5

História: 1

Geografia: 1

Literatura: 1,5

Língua Inglesa: 1,0

Língua Portuguesa: 1,5

Redação: 2,0 

Ciências Exatas e Tecnologia

(aqui entram todas as Engenharias, Ciência da Computação, Jogos Digitais, etc)

Matemática: 1,5

Física: 1,5

Química: 1

Biologia: 1

História: 0,5

Geografia: 0,5

Literatura: 1,0

Língua Inglesa: 1,0

Língua Portuguesa: 1,0

Redação: 2,0 

Ciências médicas e da saúde

Matemática: 0,5

Física: 0,5

Química: 1,5

Biologia: 1,5

História: 0,5

Geografia: 0,5

Literatura: 1,0

Língua Inglesa: 1,0

Língua Portuguesa: 1,0

Redação: 2,0 


      A proposta de redação encontra-se no final da prova e não possui uma coletânea. No entanto, o tema da redação está relacionado em, pelo menos, um dos textos presentes na prova (os textos a serem consultados são indicados na proposta). 


      Quanto ao formato, a redação da PUC assemelha-se a da Fuvest. O aluno deve desenvolver uma tese bifurcada, desenvolver sua argumentação em dois parágrafos diferentes e retomar as ideias apresentadas. Por não oferecer muito material de apoio para o candidato, a PUC valoriza na correção do texto - acima de tudo - a estrutura argumentativa e o repertório individual. 


      O vestibular da PUC é marcado por questões de interpretação, até nas disciplinas de exatas. A prova de Geografia cobra bastante Atualidades, enquanto a de História dá ênfase a história do Brasil e dialoga bastante com tópicos de Filosofia.
      Cuidado com o tempo! Embora 5 horas sejam o suficiente para finalizar, a prova é longa e densa. Boa sorte!


      A PUC oferece quatro tipos de bolsa:

     Bolsa PROUNI: os estudantes que ingressam por meio do PROUNI têm a bolsa desde a matrícula e são dispensados do vestibular, pois a classificação é feita pela nota do ENEM. As inscrições e informações completas devem ser obtidas na página eletrônica do MEC

      Programa Bolsa Mérito: concessão de uma bolsa de estudos integral ao candidato classificado em 1º (primeiro) lugar no Concurso Vestibular PUC-SP, em primeira opção, dos cursos de graduação oferecidos pela PUC-SP, em cada um dos campos da Universidade, exceto para o curso de Teologia

      Programa Bolsa Mérito Escola Pública: concessão de Bolsas de Estudos parciais (desconto de 50% da mensalidade até sua conclusão) em todos os cursos de Graduação oferecidos pela PUC-SP. Serão concedidas aos alunos egressos de Escolas Públicas, classificados em primeiro lugar nos cursos oferecidos pela PUC-SP no Concurso Vestibular PUC-SP 2020, em sua primeira opção, desde que ainda não tenham concluído graduação, exceto para o curso de Teologia

      Bolsa FUNDASP: Por meio de Editais Públicos são ofertadas Bolsas de Estudo institucionais aos alunos cujo perfil socioeconômico atende a Lei nº 12.101/2009. São concedidas bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%).

ícone de redação
ícone de dicas

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS

BOLSAS DE ESTUDO

placa da PUC SP Campus Monte Alegre
Fachada do Tuca teatro da PUC