IBMEC

fachada do ibmec em SP
setas

       O vestibular do Ibmec é composto 70% por uma prova objetiva online de 50 questões de múltipla escolha, onde cada matéria tem peso um, e uma redação, com peso dois, e 30% por uma dinâmica online em grupo que visa avaliar habilidades socioemocionais do candidato e seus diferenciais.

        A nota da prova objetiva será igual a somatória dos pontos obtidos na Prova Objetiva Online e dos pontos obtidos na Redação, multiplicados pelos respectivos pesos, enquanto a nota das dinâmicas é calculada através de uma média no desempenho em cada uma. ​

       A quantidade de questões por matérias varia conforme o curso aplicado, estando expressas abaixo:

 

Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis:

Língua Portuguesa: 15 questões

Literatura: 5 questões

Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões

Língua Inglesa: 5 questões

História: 5 questões

Geografia: 5 questões ​

Direito, Relações Internacionais e Publicidade e Propaganda:

​Língua Portuguesa: 15 questões

Literatura: 5 questões

Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões

Língua Inglesa: 6 questões

História: 7 questões

Geografia: 7 questões ​

Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ful Stack Development), Ciência de dados e Inteligência Artificial, Defesa Cibernética (Cyber Security):

Língua Portuguesa: 10 questões

Literatura: 5 questões

Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões

Língua Inglesa: 5 questões

História: 5 questões

Geografia: 5 questões

​ Física: 5 questões

 

A dinâmica em grupo analisará habilidades socioemocionais (soft skills) dos candidatos, na qual serão propostas eventuais resoluções de problemas, estudos de casos e dinâmicas em grupo. O intuito é avaliar 25% cada uma das seguintes habilidades: adaptabilidade, visão, empatia e centralidade.

      A redação por sua vez, será a mesma para todos os candidatos inscritos no processo seletivo com um único tema a ser escrito na forma de texto dissertativo-argumentativo. Espera- se que o candidato demonstre explorar o tema com propriedade e consiga expor senso crítico frente ao tema. Além disso, parte da nota da redação é composta pela consistência dos argumentos e do seguimento da estrutura dissertativa. por fim, o candidato deve-se atentar a utilização da norma padrão de escrita e ao nível de linguagem aplicado.

      Sugiro focar na parte de humanas, uma vez que, a parte de exatas compõe uma parte muito pequena da nota. Na área de exatas os exercícios costumam ser bem variados entre exercícios fáceis e difíceis. Na parte de português e inglês predomina a interpretação de texto, logo sugerimos treinar a leitura. No entanto, não se pode ignorar a gramática, porque costuma aparecer algumas questões bem específicas desse tema, além de ser um diferencial na sua redação. Na área de história e geografia as questões geralmente não são muito específicas, então é necessário que o candidato tenha conhecimento geral sobre as matérias.

      Apesar de todas matérias terem um peso importante na nota final, a redação costuma garantir bastante a aprovação, então junto com português deve ser dado um foco a mais nessa área.

        Além disso, é importante consultar o edital para ver os livros cobrados nesse vestibular.

        Além do vestibular tradicional, é possível ingressar no Ibmec através do ENEM, e a nota final para a seleção do candidato será composta pela nota obtida na primeira etapa do processo seletivo (ENEM) e a segunda etapa do processo que será uma dinâmica de grupo que avaliam habilidades socioemocionais do candidato.

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS

imagem interna de estantes de livros do ibmec
fachada do ibmec em SP
ícone de mão escrevendo redação
ícone de dicas

INGRESSO PELO ENEM