IBMEC
O vestibular do Ibmec é composto 70% por uma prova objetiva online de 50 questões de múltipla escolha, onde cada matéria tem peso um, e uma redação, com peso dois, e 30% por uma dinâmica online em grupo que visa avaliar habilidades socioemocionais do candidato e seus diferenciais.
A nota da prova objetiva será igual a somatória dos pontos obtidos na Prova Objetiva Online e dos pontos obtidos na Redação, multiplicados pelos respectivos pesos, enquanto a nota das dinâmicas é calculada através de uma média no desempenho em cada uma.
A quantidade de questões por matérias varia conforme o curso aplicado, estando expressas abaixo:
Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis:
Língua Portuguesa: 15 questões
Literatura: 5 questões
Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões
Língua Inglesa: 5 questões
História: 5 questões
Geografia: 5 questões
Direito, Relações Internacionais e Publicidade e Propaganda:
Língua Portuguesa: 15 questões
Literatura: 5 questões
Matemática e Raciocínio Lógico: 10 questões
Língua Inglesa: 6 questões
História: 7 questões
Geografia: 7 questões
Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia de Computação e Engenharia Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ful Stack Development), Ciência de dados e Inteligência Artificial, Defesa Cibernética (Cyber Security):
Língua Portuguesa: 10 questões
Literatura: 5 questões
Matemática e Raciocínio Lógico: 15 questões
Língua Inglesa: 5 questões
História: 5 questões
Geografia: 5 questões
Física: 5 questões
A dinâmica em grupo analisará habilidades socioemocionais (soft skills) dos candidatos, na qual serão propostas eventuais resoluções de problemas, estudos de casos e dinâmicas em grupo. O intuito é avaliar 25% cada uma das seguintes habilidades: adaptabilidade, visão, empatia e centralidade.
A redação por sua vez, será a mesma para todos os candidatos inscritos no processo seletivo com um único tema a ser escrito na forma de texto dissertativo-argumentativo. Espera- se que o candidato demonstre explorar o tema com propriedade e consiga expor senso crítico frente ao tema. Além disso, parte da nota da redação é composta pela consistência dos argumentos e do seguimento da estrutura dissertativa. por fim, o candidato deve-se atentar a utilização da norma padrão de escrita e ao nível de linguagem aplicado.
Sugiro focar na parte de humanas, uma vez que, a parte de exatas compõe uma parte muito pequena da nota. Na área de exatas os exercícios costumam ser bem variados entre exercícios fáceis e difíceis. Na parte de português e inglês predomina a interpretação de texto, logo sugerimos treinar a leitura. No entanto, não se pode ignorar a gramática, porque costuma aparecer algumas questões bem específicas desse tema, além de ser um diferencial na sua redação. Na área de história e geografia as questões geralmente não são muito específicas, então é necessário que o candidato tenha conhecimento geral sobre as matérias.
Apesar de todas matérias terem um peso importante na nota final, a redação costuma garantir bastante a aprovação, então junto com português deve ser dado um foco a mais nessa área.
Além disso, é importante consultar o edital para ver os livros cobrados nesse vestibular.
Além do vestibular tradicional, é possível ingressar no Ibmec através do ENEM, e a nota final para a seleção do candidato será composta pela nota obtida na primeira etapa do processo seletivo (ENEM) e a segunda etapa do processo que será uma dinâmica de grupo que avaliam habilidades socioemocionais do candidato.