Música, Artes Cênicas e Cinema
Se você gosta de arte, esses cursos são para você!
Rafael Neves
Estudante
Artes cênicas na USP
Estudante
Calu
Música
João L. da Paz
Profissional
Músico, professor e estudante de música na UNIFESP
Profissional
Jonas Paulo
Músico
Murillo Basso
Profissional
Ator, diretor e professor
Profissional
Raul Pessoa
Coordenador de edição na RecordTV
e colorista
confira o resumo!
O mercado artístico brasileiro não é fácil. A falta de incentivo e contexto histórico não são favoráveis a quem deseja seguir uma das diversas áreas dentro da arte. Mas não se desanime! Ainda sim existem muitos meios e oportunidades para quem quer ser um artista, seja na música, artes cênicas ou cinema.
Diante dos primeiros passos na decisão em fazer o curso de Artes Cênicas no Brasil, deve-se pesquisar antes sobre todas as instituições e os pontos positivos e negativos de cada uma, pois muitos são os leques que esse curso oferece, sendo interessante traçar uma linha estratégica. O futuro aluno deve se informar também sobre as habilitações que as universidades oferecem e os objetivos do curso, é importante iniciar um curso superior estando bem esclarecido para evitar sustos e fantasias sobre o que esperar. De maneira geral, entre as opções estão o bacharelado, tecnólogo e a licenciatura.
Para quem deseja seguir carreira como ator, geralmente ingressar em uma companhia de teatro é a melhor opção para início da carreira. É interessante também contratar uma agência, geralmente voltada para comerciais de televisão, figuração, eventos e pequenos papéis em curta-metragem e novelas. Para quem deseja ingressar como cenógrafo ou figurinista, a procura de emprego deve ser em emissoras de televisão ou companhias teatrais. Vale lembrar que como na maioria dos cursos, o início de carreira não é fácil, sendo necessário bastante dedicação do profissional afim de expandir a rede de contatos e o aperfeiçoamento profissional.
Já no curso de Música, existem modalidades em licenciatura e bacharelado, que se diferem bastante na atuação profissional. O estudante poderá ser professor, artista, intérprete, compositor, entre outras possibilidades. A licenciatura forma profissionais educadores, que entendam a importância da aplicação da música na esfera social. O bacharel é o profissional preparado para ser instrumentista, regente, compositor e cantor.
Ao final do curso, o profissional da Música estará preparado, conforme o foco da sua graduação, para realizar projetos para a inserção da música em setores carentes ou atuar em conservatórios, escolas especializadas de música e projetos sociais. O músico poderá, também, trabalhar no mercado de mídia em geral como compositor e arranjador ou como produtor e agente cultural.
O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes, como em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.
A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional formado em Cinema. O gosto pela Arte de modo geral ajuda o cineasta a planejar roteiros, cenários, etc. É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.
Ainda são poucas as instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Cinema. A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, mas também é possível encontrar cursos de licenciatura em Cinema. A duração média do curso é de quatro anos. O objetivo da faculdade é capacitar profissionais para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante de Cinema aprende sobre a teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas para os mais diversos tipos de mídias contemporâneas. O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas durante as quais o aluno tem a oportunidade, ainda na faculdade, de realizar suas primeiras produções audiovisuais.