Música, Artes Cênicas e Cinema

Se você gosta de arte, esses cursos são para você!

Clave de sol, música
Máscara teatro
Estudante de Artes cênicas

Rafael Neves

Estudante

Artes cênicas na USP

Estudante de música

Estudante

Calu

Música

Profissional músico

João L. da Paz

Profissional

Músico, professor e estudante de música na UNIFESP 

Imagem profissional de música, participante da feira de profissões

Profissional

Jonas Paulo

Músico

Imagem ator, diretor e professor , participante da feira de profissões

Murillo Basso

Profissional

Ator, diretor e professor

Imagem de coordenador de edição na RecordTV, participante da feira de profissões do Educa

Profissional

Raul Pessoa

Coordenador de edição na RecordTV
e colorista

seta para baixo

confira o resumo!

O mercado artístico brasileiro não é fácil. A falta de incentivo e contexto histórico não são favoráveis a quem deseja seguir uma das diversas áreas dentro da arte. Mas não se desanime! Ainda sim existem muitos meios e oportunidades para quem quer ser um artista, seja na música, artes cênicas ou cinema.

 

Diante dos primeiros passos na decisão em fazer o curso de Artes Cênicas no Brasil, deve-se pesquisar antes sobre todas as instituições e os pontos positivos e negativos de cada uma, pois muitos são os leques que esse curso oferece, sendo interessante traçar uma linha estratégica. O futuro aluno deve se informar também sobre as habilitações que as universidades oferecem e os objetivos do curso, é importante iniciar um curso superior estando bem esclarecido para evitar sustos e fantasias sobre o que esperar. De maneira geral, entre as opções estão o bacharelado, tecnólogo e a licenciatura.

 

Para quem deseja seguir carreira como ator, geralmente ingressar em uma companhia de teatro é a melhor opção para início da carreira. É interessante também contratar uma agência, geralmente voltada para comerciais de televisão, figuração, eventos e pequenos papéis em curta-metragem e novelas. Para quem deseja ingressar como cenógrafo ou figurinista, a procura de emprego deve ser em emissoras de televisão ou companhias teatrais. Vale lembrar que como na maioria dos cursos, o início de carreira não é fácil, sendo necessário bastante dedicação do profissional afim de expandir a rede de contatos e o aperfeiçoamento profissional.

 

Já no curso de Música, existem modalidades em licenciatura e bacharelado, que se diferem bastante na atuação profissional. O estudante poderá ser professor, artista, intérprete, compositor, entre outras possibilidades. A licenciatura forma profissionais educadores, que entendam a importância da aplicação da música na esfera social. O bacharel é o profissional preparado para ser instrumentista, regente, compositor e cantor. 

 

Ao final do curso, o profissional da Música estará preparado, conforme o foco da sua graduação, para realizar projetos para a inserção da música em setores carentes ou atuar em conservatórios, escolas especializadas de música e projetos sociais. O músico poderá, também, trabalhar no mercado de mídia em geral como compositor e arranjador ou como produtor e agente cultural.

 

O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes, como em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.

 

A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional formado em Cinema. O gosto pela Arte de modo geral ajuda o cineasta a planejar roteiros, cenários, etc. É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.

 

Ainda são poucas as instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Cinema. A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, mas também é possível encontrar cursos de licenciatura em Cinema. A duração média do curso é de quatro anos. O objetivo da faculdade é capacitar profissionais para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante de Cinema aprende sobre a teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas para os mais diversos tipos de mídias contemporâneas. O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas durante as quais o aluno tem a oportunidade, ainda na faculdade, de realizar suas primeiras produções audiovisuais.