MACKENZIE

fachada da faculdade mackenzie campus higienópolis

      O vestibular da Universidade Presbiteriana Mackenzie consiste em uma prova com 60 questões de múltipla escolha, sendo elas 9 para Português e matemática, e 7 questões para cada uma das outras matérias (Inglês, Química, Biologia, Geografia, História e Física), isso ocorre para todos os diversos cursos (tais como Direito, Engenharias, Psicologia, Administração, Arquitetura, etc), a duração é de 4h e é realizada em um único dia. Para quem presta Arquitetura e Urbanismo, há um segundo dia de prova, que refere-se à prova de habilidades específicas (desenho) e possui duração de 3h. A quantidade de questões não varia em comparação aos diferentes cursos do Mackenzie, mas o peso das disciplinas sim, e é importante analisa-los no edital antes de realizar a prova - assim podendo se aprofundar mais em matérias que são mais cobradas pela sua área de interesse.

       Para além da prova de múltipla escolha, haverá uma proposta de redação composta de uma imagem e três textos verbais. Como eles não dão o tema explícito, o desafio para interpretar o tema é relacionar bem os textos e a imagem, sendo assim, são avaliados tanto a interpretação e desenvolvimento da ideia, quanto a escrita em si. O gênero é dissertativo-argumentativo, com uma tese que expressa bem a opinião do autor e argumentos consistentes para defendê-la. A nota atribuída será de zero a dez.

      A primeira dica essencial é ficar atento aos pesos de que cada matéria tem para um devido curso, por exemplo, se o curso é de exatas, as exatas tem maior peso e possuem um critério maior para desempate, então é aconselhável começar a prova por essas matérias. A prova em geral cobra bastante interpretação e atualidades, principalmente no âmbito nacional, e a redação tem um peso bem alto, por isso é ideal focar bastante nesses dois pontos. Recomendam chegar com 1h de antecedência.

       

Há dois processos de bolsa: ProUni (pelo ENEM) e a bolsa filantrópica. Para a bolsa filantrópica deve se comprovar renda de até 1,5 salário mínimo, obtendo 100% de bolsa, ou até 3 salários mínimos, obtendo 50% de bolsa. O processo seletivo para concessão de bolsas por filantropia requer a apresentação do formulário socioeconômico, extrato de benefícios (INSS), imposto de renda, declaração de não renda e declaração de trabalho informal. 

manuscrita.png
ideia.png
6.png

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS

BOLSAS DE ESTUDO

fachada da faculdade mackenzie campus campinas