Santa Casa

entrada da Faculdade de ciências médicas da Santa Casa de São Paulo
ícone de dicas

 
 

 


      O vestibular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é realizado pela Fundação VUNESP e é realizado em dois dias, com vagas distribuídas entre Medicina (180 vagas), Enfermagem (80), Fonoaudiologia (50), Tecnologia em Radiologia (100) e Tecnologia em Sistemas Biomédicos (100). As provas foram aplicadas nas cidades de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

          A prova do curso de Medicina é diferente das demais, sendo considerada longa e muito corrida pela maioria dos candidatos, tornando a organização do tempo um fator de extrema importância. A prova dos cursos de enfermagem, fonoaudiologia e tecnológicos é feita em uma fase:

 


      Prova geral:
      A prova conta com 60 questões objetivas de múltipla escolha, cada uma com 5 alternativas, sendo 10 (dez) de Língua Portuguesa, 6 (seis) de Língua Inglesa, 6 (seis) de História, 6 (seis) de Geografia, 10 (dez) de Biologia, 8 (oito) de Química, 8 (oito) de Física e 6 (seis) de Matemática e uma Redação. Ela deve ser realizada em até 4 horas.

        Já a prova do curso de Medicina é feita em duas fases:

      Prova de Conhecimentos Gerais:

      Com um total de 80 (questões) objetivas, com 5 (cinco) alternativas cada uma, distribuídas igualmente entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática. Deve ser realizada em até 4 horas.

      Prova de conhecimentos específicos e redação:
      A prova deve ser realizada em até 4 horas e conta com uma redação em Língua Portuguesa que deve conter até 30 linhas e 20 questões dissertativas, dividas da seguinte maneira:

Biologia: 8 questões

Química: 4 questões

Física: 4 questões

Língua Portuguesa: 4 questões

 

 



      A redação da Santa Casa segue o mesmo modelo de todas as redações da VUNESP, ou seja, ela pede um texto dissertativo argumentativo sobre a questão ou frase tema que for proposta, segundo o edital uma “dissertação em prosa na norma-padrão da língua portuguesa”, então deve-se evitar o uso de pronomes na primeira (do singular apenas) ou segunda pessoa.


      A prova fornece uma coletânea de textos, geralmente de dois a quatro dependendo do tamanho de cada um, que podem ser verbais ou não-verbais (imagens, charges, gráficos) e que ajudam muito na elaboração da redação. Não é obrigatório citá-los, mas fazer alguma referência a eles pode te ajudar a não fugir do tema e do recorte proposto, um erro que muitas pessoas cometem e que pode ser facilmente evitado dessa maneira, entretanto seu texto não pode estar composto majoritariamente por cópia da coletânea, pois isso pode anular sua redação.


      Os temas não seguem um padrão e podem ser tanto sobre algo atual e recorrente quanto uma discussão antiga ou totalmente nova, sendo que ele não é necessariamente um assunto polêmico ou bilateral (o que acarreta na escolha de um dos lados para defender).


      Independentemente do tema, as coletâneas vão dar o suporte e informações necessárias para elaborar uma boa redação, então não é preciso ir para a prova com “ideias prontas,” por mais que seja interessante colocar alguma ideia ou conhecimento prévio que você tenha para valorizar seu texto. Há três critérios para a correção da redação: tema (adequação do candidato ao tema proposto), estrutura (gênero/tipo de texto e coerência) e expressão (coesão e modalidade da norma-padrão da língua portuguesa).

 

 


      Como foi mencionado antes, o tempo é um dos fatores que mais preocupam os candidatos nessa prova. As questões dissertativas geralmente são bem diretas e podem ser respondidas em poucas linhas (é sempre importante deixar as respostas bem sucintas e objetivas, pois um excesso de informação considerada desnecessária pelos corretores pode acabar te tirando alguns pontos).


      Uma dica que eu acho importante é não “empacar” nas questões que você não sabe responder direto, uma vez que você perde muito tempo com isso e não necessariamente conseguirá achar uma resposta (isso é válido tanto nas dissertativas quando nas de múltipla escolha); ao invés disso, vá respondendo as questões que você sabe e passe as outras para depois voltar nelas. Alguns conseguem responder as questões de lápis e depois passar tudo a limpo, outros não têm tempo o suficiente para isso, então por mais que seja uma escolha muito pessoal, acho que vale a pena tentar fazer tudo direto de caneta (exceto as contas matemáticas, pois é importante que suas respostas tenham o mínimo de rasura possível).


      Após ter terminado todas as questões que você sabe, volte às questões que estão em branco e leia com calma, tentando lembrar da matéria ou algo que esteja relacionado; não deixe questões em branco, você não perderá pontos por ter errado, mas poderá ganhar pontos por alguma parte da questão, mesmo que incompleta. Fique sempre de olho no relógio e separe um tempo suficiente para preencher o gabarito das questões de múltipla escolha e para as dissertativas; na redação, se você está acostumado a fazer um esquema com as ideias antes, separe um tempo extra para isso também. Boa Sorte!

 

 



      A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa concede Bolsa de Estudo e 50% e 100% a estudantes matriculados que se enquadrem nas condições estabelecidas, tais como:


      Ser brasileiro nato ou naturalizado, não ter concluído outro Curso de Graduação, estar matriculado nos cursos de graduação desta instituição, comprovar renda familiar per capita bruta de até 1 ½ (um salário mínimo e meio) para os alunos à bolsa integral de 100% (cem por cento), e de até 03 (três salários mínimos) para a bolsa parcial de 50% (cinquenta por cento), devendo o patrimônio, gastos e padrão de vida do grupo familiar serem condizentes com a renda declarada.


      As bolsas serão concedidas pelo período de duração de cada ciclo escolar, semestral ou anual para os cursos de graduação. O aluno interessado na Bolsa “Filantrópica” deverá tomar ciência do edital do processo seletivo disponibilizado na página da Faculdade e apresentar a documentação nele relacionado, observando rigorosamente, o cronograma contido em referido documento. O cumprimento pelo candidato das etapas previstas neste edital, tais como a inscrição; entrega da documentação; e participação de entrevista, não gera direito adquirido ou expectativa de direito com relação à concessão do benefício, independentemente do resultado obtido na análise socioeconômica. A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente por meio eletrônico, mediante o preenchimento do Formulário Eletrônico      Socioeconômico. Orientamos que você verifique constantemente o site da Faculdade e mantenha-se informado do período correto para fazer a sua solicitação. Certifique-se de estar atento aos seguintes tópicos:

 

Cronograma de entrega de seus documentos;
Lista de documentos necessários (disponível para consulta todo ano);
Local, datas e horário para entrega de sua documentação.

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

ícone de redação

DICAS

BOLSAS DE ESTUDO

faculdade santa casa
fachada da Santa Casa