Medicina e Enfermagem
"Trabalhamos com realidades, não só com a doença"
Estudante
Helena Mendes Eloi
Enfermagem
Estudante
Matheus Evangelista
Medicina
Larissa Cardoso
Estudante
Medicina
Estudante
Carolina Peterle
Enfermagem
Profissional
Camila Viale Nogueira
Formada em Enfermagem
Profissional
Tiago Vannucchi
Formado em Medicina
confira o resumo!
Na Medicina, o estudante deve gostar de estudar, pois o médico estuda para sempre, além de que deve gostar de pessoas. Por passar a maior parte da vida trabalhando, a pessoa deve gostar do que se está estudando. A faculdade vai muito além das matérias cobradas no vestibular, muitas vezes, as matérias de exatas são ressaltadas, porém, as de humanidades são tão importantes quanto as outras, pois lidam com o sujeito, e para o médico é necessário lidar com o atendimento ao indivíduo como um todo. Diante de tanto estudo e dedicação, perde-se muitas vezes a humanidade de si próprio, mas é importantíssimo cuidar da sua própria saúde mental para cuidar do outro. Em alguns casos, os médicos assumem a posição de que são superiores a outros profissionais, mas o médico não sabe de tudo, ele precisa entender o que as outras áreas fazem, pois se tratando do corpo humano, há muitos profissionais dedicados a estudar cada parte dele, realizando sempre um trabalho multidisciplinar.
Com relação a vestibular e pré-vestibular, a Larissa estudante de Medicina ressaltou que os cinco anos que ela passou no cursinho, a fizeram estar consciente na hora de entrar na faculdade. É necessário neste período de estudos, reconhecer suas dificuldades e ir na origem delas para sanar as dúvidas para ter um bom resultado no vestibular.
Em relação a Enfermagem, muitas vezes os profissionais são menosprezados, porém, é importante destacar que eles trabalham com ciência, e sem o enfermeiro o médico não funciona, a equipe é multiprofissional. A Enfermagem possui muitos campos de atuação, além da assistência em si, há muito mais do que se pode fazer. Muitas vezes, enfermeiros ocupam lugares de liderança nas equipes de saúde, pois se conhece muito do indivíduo, se tem uma visão do todo e bem íntima, conseguindo identificar coisas que um médico muitas vezes não consegue identificar. Em suma, a Enfermagem é a base do cuidado.