INSPER

DICAS

ícone de dicas
fachada do Insper

       O vestibular do Insper possui duas versões na primeira fase. A prova de economia e administração, na parte da manhã, possui 50 questões, sendo elas divididas igualmente entre português e matemáticas, ou seja, 25 de cada. Diferentemente de outras provas, a prova de matemática vale 70%, enquanto a de português vale 30%.

 

      A segunda versão da prova, para aqueles que desejam cursar engenharia, é composta por português, matemática e ciências da natureza. Há 25 questões de cada área e o peso é distribuído igualmente entre as partes. Na parte da tarde, há duas redações, que devem ser escritas em 2 horas e 15 minutos.

Segunda fase

      A segunda fase é dividida em duas partes, sendo a primeira individual e a segunda em grupo. A parte individual consiste em duas conversas que buscam​ analisar o raciocínio do vestibulando. Em ambas, é feita uma pergunta, e nela você deve responder como chegaria uma solução a essa pergunta. No entanto, sua resposta ou opinião não deve ser dita. Já a parte em grupo, consiste em um debate em grupo, que tem em média 5 pessoas. Nesse, cada aluno sorteia uma frase, e aquele que sorteia se torna o intermediador da vez. Os temas costumam ser bem atuais ou discussões atemporais. 

      Há duas redações para serem realizadas. Cada uma possui um tema diferente, e, normalmente, um tema costuma ter maior relação ao contexto brasileiro, ou seja, é sobre um assunto mais esperado. Logo, aqueles que se mantém atualizados costumam dominar o assunto. Por outro lado, o segundo tema é inesperado. Esse costuma trazer mais dificuldades, porém essa é comum para todos os participantes.

      Na primeira fase sugiro focar bastante em matemática, por ela se diferenciar de outras provas. Logo, recomenda fazer várias provas antigas para se adaptar a esse tipo de exercícios. Além disso, treinar bastante ajuda, porque há questões as quais a lógica para resolvê-las tende a se repetir. Em relação a português, essa matéria costuma não cobrar muito conteúdo e, também não cobra nenhum livro. Desse modo, o foco maior deve ser em interpretação de texto. Do mesmo modo que a matemática, questões similares costumam cair, reforçando a importância de realizar provas antigas. As redações costumam ter um peso menor, logo na hora de priorizar, é importante estudar mais a matemática e o português.

      Na segunda fase tente não ficar nervoso. É importante ter calma durante toda a prova, para pensar todas as respostas do melhor modo possível. Na parte individual tome o seu tempo, você deve prestar atenção em todas instruções e não deve hesitar em pedir que qualquer parte das instruções seja repetida. Além disso, na parte em grupo busque trazer opiniões que saiam do senso comum. Boa sorte!

      O programa de bolsa é oferecido em duas modalidades, com seus respectivos critérios de elegibilidade e avaliações. A bolsa de estudo integral cobre 100% do valor da matrícula e da mensalidade, sendo os critérios ​renda familiar mensal: até 1,5 salário mínimo por membro da família; patrimônio e liquidez avaliados em conjunto com a renda declarada; ensino médio em escola pública ou particular com bolsa integral; não ter cursado mais de quatro semestres letivos de outra graduação, tendo prioridade candidatos com até dois semestres letivos cursados; prioridade para as primeiras chamadas do vestibular.

        Já a bolsa de estudo parcial cobre de 30% a 80% do valor das matrículas e mensalidades - restituível após um ano de formado; O percentual concedido será definido conforme verba disponível para a modalidade, renda e patrimônio familiar. Para tal, os critérios são ​renda familiar mensal: até 6 salários mínimos por membro da família; patrimônio e liquidez avaliados em conjunto com a renda declarada; não ter cursado mais de quatro semestres letivos de outra graduação, tendo prioridade candidatos com até dois semestres letivos cursados; prioridade para as primeiras chamadas do vestibular.

       A inscrição no processo para concessão das bolsas de estudo deve ser realizada juntamente com a inscrição no processo seletivo para a Graduação do Insper, no período em que a inscrição estiver aberta.

Importante: Toda comunicação do Programa de Bolsas é feita pelo e-mail e/ou telefones declarados pelo candidato no formulário de inscrição do vestibular. É de total responsabilidade do candidato acompanhar todas as etapas do processo seletivo, correndo o risco de ser desclassificado caso não acompanhe ou cumpra as datas estabelecidas.

alunos no ambiente estudantil do insper

REDAÇÕES

BOLSAS DE ESTUDO