UERJ

prédio da UERJ

    O vestibular da UERJ 2023 será realizado em fase única, com apenas uma prova contendo 60 (sessenta) questões objetivasa, valendo 1,5 (um vírgula cinco) pontos cada (total de 90 pontos), e uma prova de Redação, valendo 10 (dez) pontos, com duração máxima de 5 (cinco) horas. Para a prova de Redação, são indicadas obras literárias para leitura, então fique atento! Sua inscrição pode ser feita através do site www.vestibular.uerj.br.

 

      A redação da UERJ também é baseada em um livro, em que será levantada uma questão polêmica a partir da obra analisada. No vestibular de 2020, o livro escolhido foi 1984 de George Orwell. Nessa prova, deve-se redigir uma dissertação em linguagem formal, com o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas. É importante ressaltar que não se deve fazer um resumo nem uma resenha da obra, e sim discutir o problema apresentado. Será avaliada com mais rigor a sua argumentação acima de qualquer outro critério.

 

      Sugiro fortemente que os livros indicados sejam lidos. Isso irá ajudar muito na resolução das questões e na elaboração da redação. Além disso, essa prova aborda muitas questões sociais que exigem um pensamento crítico dos candidatos, logo, estar atento às pautas sociais contemporâneas é muito importante.

ícone de mão escrevendo redação

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS

ícone de dicas