Unicamp

visão aérea do campus da unicamp
ícone de dicas

​​

 

Primeira fase 

      A primeira fase é constituída por uma única prova de Conhecimentos Gerais, composta por 90 questões objetivas sobre as áreas do conhecimento desenvolvidas no ensino médio, incluindo questões interdisciplinares. Essa fase tem duração de 5 horas.

      É interessante notar que durante a pandemia o número de questões foi reduzido de 90 para 72, e o tempo de prova de 5h para 4h.

Segunda fase

     É constituída por provas com questões dissertativas, distribuídas em dois dias.

     O primeiro dia é uma prova comum a todos os candidatos, contendo:

  •  Redação com duas propostas de texto (cabe ao candidato eleger a que irá redigir)

  •  Prova de Língua Portuguesa e Literatura, composta por 8 questões

  •  Prova de Língua Inglesa, de caráter interdisciplinar

   

   

      O segundo dia é composto por uma prova de conhecimentos específicos, dependendo do curso que o candidato escolhe. Assim sendo, é necessário checar quais áreas são abrangidas pela prova do seu curso.

Área de Ciências Biológicas/Saúde:  6 questões de Biologia e 6 de Química;

Área de Ciências Exatas: 6 questões de Física e 6 de Química;

Área de Humanas/Artes: 6 questões de Geografia e 6 questões de História (incluindo Filosofia e Sociologia).

Prova de habilidades específicas

      É um dia de prova realizado posteriormente à segunda fase do vestibular, existente apenas para aqueles que desejam cursar Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais ou Dança. ​No caso dos que querem cursar Música, a prova de habilidades específicas será realizada antes da primeira fase do Vestibular. Consiste no envio de um arquivo digital para a página eletrônica da Comvest, a fundação que realiza a prova de vestibular. ​

 

      A redação da Unicamp é composta por duas propostas, cada uma com um tema e gênero diferente. No entanto, atente-se ao fato de que é obrigatória apenas a redação de uma das propostas.

      Diferentemente de outros vestibulares, a redação pode ser um email, artigo de opinião, crônica, podcast ou qualquer outro tipo de texto, inclusive já chegou a ser um verbete de dicionário. Portanto, é visível que não é possível se preparar para todos os tipos de texto. Para estar preparado para os textos é necessário estar atualizado aos principais temas, já que as redações costumam ter temas que estão muito presentes na atualidade.

      Além disso, ver a base de cada texto é muito importante, ou seja, quais são as estruturas dos tipos de textos mais comuns, que são, por exemplo artigos de opinião. Também é importante ficar calmo caso caia um tipo de texto que você não conhece, porque na proposta é descrito como o texto deve ser formulado.
 

      Sugiro estudar especificamente para essa prova, caso ela seja sua principal opção. Como? O principal método é através de provas antigas. No entanto, não adianta somente realizá-las! É importante em cada simulado ir atrás do seu erro. Às vezes ele não é muito claro, principalmente nas provas da Unicamp. Isso ocorre, porque diversas questões parecem cobrar conteúdos muitos específicos, como de vez em quando ocorre, principalmente em geografia.

      Porém, na maioria das vezes, nessas questões, se olharmos a fundo, percebe que o conteúdo cobrado não é tão específico, mas direcionado somente uma parte do conteúdo. Para exemplificar lembro de uma questão que perguntava o tipo de plantação em cada parte dos Estados Unidos. Embora a princípio pensei que teria que decorar todos os tipos, percebi em seguida que a questão facilmente poderia ser resolvida lembrando da Guerra de Secessão.

 

      Então às vezes temos que olhar a fundo o que realmente a questão cobra, e em caso de dúvidas, sempre há o chat aqui do site! Refazer provas antigas permite uma aproximação com o modelo de prova, dando mais segurança, além de cobrir "buracos" de matérias que acreditávamos que sabíamos, mas que às vezes aprendemos com um ou outro erro. Ao aproximar do mês da prova, é essencial que esses simulados cada vez mais simulem o dia do vestibular, ou seja, já realizem eles com a escolha da roupa que vai ser utilizada no dia, assim como com a comida (se você for levar), além de realizar a prova com os materiais permitidos.

      Além disso, especificamente na Unicamp, as salas de prova não tem relógios. Logo, recomendamos que você leve um no dia, podendo esse ser de pulso ou analógico. 

íocne de redação

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

DICAS