Arquitetura e Design

"É um trabalho que se cria para humanos e para a sociedade"

Mesa de desenho arquitetônico e design
Esquadro e régua
Imagem estudante de Design na ESPM, participante da feira de profissões
Imagem estudante de Arquitetura e urbanismo, participante da feira de profissões

Miguel Campos

Estudante

Design na ESPM

Estudante

Laura Portela

Arquitetura e Urbanismo na USP

Imagem estudante de Arquitetura de Urbanismo na USP, participante da feira de profissões
Imagem profissional de arquitetura e urbanismo, participante da feira de profissões

Estudante

Igor Martins Costa

Arquitetura e Urbanismo na USP

Profissional

Natália Ribas

Arquitetura e Urbanismo com curso técnico de Design de Interiores

seta para baixo

confira o resumo!

O curso de arquitetura inclui disciplinas como história da arquitetura, urbanismo e infraestrutura, teoria das estruturas, projetos prediais e entre outros ramos que abrangem além da teoria, a técnica. Outras disciplinas que também exigem muita técnica são planejamento urbano e paisagismo

 

Assim como no design, há também, projetos mais práticos como desenho artístico e desenho técnico, nas quais se ensinam trabalhar em programas como Illustrator e Photoshop na produção de logos e criação de arte. 

 

Materiais são essenciais em arquitetura, pois nesse curso se cria e se modela muito. Dependendo da faculdade, muitos materiais básicos são providenciados para os calouros. Dentre eles estão: lapiseira, estilete, trena e escalímetro. Os universitários convidados indicam o uso de massinha de modelar na criação de projetos e afirmam que o método ajuda na criatividade, ferramenta muito útil na área. 

 

O curso de arquitetura é muito vasto. As matérias de humanas predominam, mas a área aborda muitas disciplinas de exatas, como cálculo, por exemplo. Além disso, as especializações se estendem em inúmeras possibilidades para todos os gostos. Para aqueles de exatas que se preocupam em não se identificar com a área, as especializações permitem trabalhar com áreas exatas, tal como a formação de arquiteto(a) com especialização em engenharia civil. Os universitários que pertencem a esse grupo, disseram que a vasta possibilidade do curso abriu suas mentes. Calma, tem área pra todo mundo!

 

Por mais que o design também seja uma área muito vasta, é um trabalho que se cria para os humanos e para a sociedade, portanto, as humanidades são essenciais. A técnica também é muito trabalhada a todo momento, especialmente pelo fato do curso ser muito prático. Algumas possibilidades de design são o design gráfico, design de interiores, design visual, design editorial e o design de interface, isto é, de meios digitais como sites e aplicativos. 

 

No design, você irá se deparar com pessoas que criticam constantemente seu trabalho. Muitos professores usam esse método da crítica como um treino para a vida real, pois nessa profissão a cobrança e a crítica são normais. Tem que se ter em mente que seu trabalho criativo é para um cliente específico e é preciso muitos erros para chegar no trabalho final idealizado por ele. 

foma azul de onda

Dicas para vestibulandes:

O segredo para se sair bem nos vestibulares e no Enem é o treino, pois cada um deles segue um padrão de questões e, normalmente, os mesmos temas específicos são cobrados todos os anos. Em pouco tempo não dá para absorver todo o conteúdo, portanto, é indicado investir na prática de simulados das provas de anos anteriores. 

 

Nessa fase, dê muita atenção ao seu psicológico e descanso! Por mais que você saiba todo o conteúdo, a ansiedade, o nervosismo e a falta de sono vão interferir muito na hora da realização da prova. Administrem o tempo de estudo de vocês e preservem a saúde mental!