FAAP

fachada da FAAP

DICAS

ícone de mão escrevendo redação
ícone de dicas

 


      A prova da FAAP possui 2 horas de duração e é composta por 36 questões de múltipla escolha, com valor de 1 ponto cada, sobre os conteúdos abrangidos no currículo nacional do ensino médio, além de uma redação valendo 10 pontos. A prova de vestibular tradicional poderá ser realizada de duas maneiras: presencialmente, estando a quantidade de vagas restritas as normas de segurança, ou on-line com monitoramento remoto. Caso o candidato opte pela realização on-line da prova, será fiscalizado ao vivo pelo fiscal, assim como a tela de seu computador, que deve conter câmera de vídeo e microfone. O programa do processo seletivo, com os recortes de cada disciplina do Ensino Médio estão disponíveis no edital da Fundação e podem ser acessados para apoio aos estudos.

      Os temas das redações costumam ser assuntos atuais, o que torna necessário se manter atualizado. Os principais assuntos e discussões do momento costumam aparecer. Além disso, a redação tem muita importância, porque ela tem um dos maiores pesos.

      Uma das coisas mais interessantes da FAAP é que caso você preste e passe no vestibular no meio do terceiro colegial, eles seguram sua vaga, diferentemente da maioria das instituições que exigem que caso você seja aprovado como treineiro refaça a prova após concluir o ensino médio, logo, além de treinar, você obtém uma chance de já reservar sua vaga. Dividir o tempo das questões é uma dica essencial visto que a prova tem curta duração e além das questões há uma redação a ser entregue. Também recomendamos pular as questões que você não tem certeza da resposta, assim economizando tempo e garantindo pontos com as questões que você tem certeza da solução. No quesito de conteúdos, as questões variam conforme os cursos de interesse do candidato, assim como a relevância de algumas disciplinas; e nesse sentido, com exceção de engenharia e arquitetura, as questões de exatas costumam ser escassas e mais básicas, sem exigir grandes conhecimentos, como ocorre em outras provas e é recomendável focar na parte de humanas. Em literatura o vestibular costuma focar na parte de modernismo. Na hora da inscrição, é importante prestar atenção, porque tem a opção de realizar uma orientação. Essa, além de permitir um maior conhecimento do curso, ao conversar com o coordenador do curso escolhido e conhecer a faculdade, também fornece 4 pontos na hora de fazer o vestibular. Logo, essa será muito útil.

      Existem dois programas ofertados: PRAVALER e Bolsa Mérito. ​

 

      O PRAVALER é um financiamento estudantil privado que facilita o pagamento das mensalidades de cursos de graduaçãoA bolsa apoio tem como objetivo atender candidatos que foram aprovados no processo seletivo e que necessitem, comprovadamente, de apoio financeiro para cursar a graduação na FAAP. Para se beneficiar das facilidades do PRAVALER, basta preencher uma proposta a qualquer momento e sem compromisso no site www.pravaler.com.br, e a partir da análise da documentação requerida definirá se o auxílio será concedido ou não, conforme as exigências sejam atendidas. ​

 

      BOLSA MÉRITO: concedida para o primeiro colocado na classificação geral e o primeiro colocado de cada área, como por exemplo o primeiro de Administração, Artes Plásticas, etc. Somente aqueles inscritos no processo seletivo tradicional estão concorrendo. Vale ressaltar que a bolsa compreende a matrícula e rematrícula, não inclusa a taxa de cartão do aluno. ​ As condições para renovação da bolsa são: ser aprovado em todas as disciplinas; manter média maior ou igual a 7,0 (sete) nas disciplinas da grade curricular em que estiver matriculado; não interromper seus estudos no curso, exceto nos casos:

a) interrupção por motivo de intercâmbio estudantil promovido por programa apoiado pela FAAP, com duração não superior a 1 ano letivo;

b) convocação para prestação de serviço militar.

O pagamento das mensalidades, caso necessário, deve ser efetuado normalmente, até a concessão formal da Bolsa.

VISÃO GERAL

REDAÇÃO

BOLSAS DE ESTUDO

imagem dos azulejos da faap
fachada do prédio da FAAP